domingo, 9 de novembro de 2008

Fato Histórico

Retrospectiva da semana:





Os EUA elegem seu primeiro presidente negro.

 
Afirmou Obama em seu discurso de vitória, a milhares de partidários, em Chicago, Illinois - estado pelo qual é senador.



"Se pessoas ainda têm dúvidas de que a América é o lugar onde as coisas são possíveis, que ainda acreditam que o sonhos dos nossos fundadores ainda estão vivos, se ainda questionam o poder da nossa democracia, esta noite é a sua resposta"

 
Será, enfim, a concretização do sonho de Martin Luther King? Uma América unificada, livre de preconceitos?


 
"Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais... E quando isto acontecer, quando nós permitimos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho espiritual negro: Livre afinal, livre afinal." 
(Trecho do discurso de 28/08/1963)




 
Após 45 anos do famoso discurso de Luther King, eis o primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América: Barack Obama. O candidato democrata que propôs como tema de campanha Mudança - Nós podemos, despertou no povo norte-americano o sentimento de liberdade, independência, autonomia, atrevimento, confiança. O povo depositou nas urnas a ESPERANÇA. Espero que Obama seja realmente abençoado como seu nome (Barack), e que seu mandato possa disseminar bençãos aos povos de todas as nações.





Nenhum comentário:

Postar um comentário