domingo, 18 de janeiro de 2009

Indignação

"Eu fiquei indignado

Ele ficou indignado

A massa indignada

Duro de tão indignado

A nossa indignação

É uma mosca sem asas

Não ultrapassa as janelas

De nossas casas"
(Skank)

Infelizmente, hoje descobri que a realidade dentro de um hospital não é tão humanitária quanto eu imaginava...

Que os profissionais de saúde quase sempre esquecem do juramento feito na colação de grau...

E o que mais doeu em mim foi a sensação de impotência, de não poder fazer algo em prol do paciente.

Hoje descobri que as "panelas" prevalecem em qualquer ambiente de trabalho. E que alguns que se dizem "amigos", não passam de colegas de trabalho.

Mas e quando esses colegas deixam a ética de lado, e não sabem separar a vida pessoal da profissional... O que fazer??? Como proceder? A quem reclamar? (Se é que isso adianta).

Hoje percebi que não vale a pena "bater de frente". Descobri que existem médicos e médicos, enfermeiros e enfermeiros... Que afrontar alguém hierarquicamente superior pode acabar desfavorecendo o paciente.

Agora pergunto:

  1. "Que diferença faz se o paciente é SUS ou CONVÊNIO?"...
  2. "Que culpa tenho eu de trabalhar em um setor que ainda não disponibiliza todos os recusros necessários para um excelente atendimento personalizado?"...
  3. "Por que, qdo mais se precisa do superior, não se obtém retorno?"

"Por quê, por quê, por quê???"

A resposta? NINGUÉM É MELHOR DO QUE NINGUÉM.

Um diploma, a independência financeira aos 20 e poucos anos, não torna as pessoas melhores. O que nos diferencia é algo mto maior... HUMILDADE. E pessoas medíocres não entendem mensidão desta palavra.

Mas minha indignação não está limitada à uma única pessoa... O que me revolta é todo um sistema, no qual pessoas perdem suas identidades e passam a agir como marionetes.

O que me dói, no âmago, é a minha maior descoberta de hoje: NÃO ESTOU NO TRABALHO PARA FAZER AMIGOS. AMIGOS SÃO APENAS CONSEQÜÊNCIAS!

Estou no trabalho sim, para atender com excelência e ajudar o próximo. Porém para isso, sozinha eu não basto. Preciso de bons médicos, de uma boa equipe de enfermagem e de uma supervisão que me dê o respaldo necessário (principalmente aos finais de semana).

Infelizmente perdi pessoas que considerava amigas. Felizmente agora eu vejo o que antes todos diziam e eu não conseguia enxergar.

Como diz Exupery: "O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS".

Um comentário:

  1. Olá Alexandra,
    Passando para dar uma "espiada".
    O blog está ficando muito bom. As dicas de sites e livros estão ótimas. Aliás, os sites que você indica - Daniel Godri, Lair Ribeiro, Luis Marins e o Instituto Napoleon Hill - são muito acessados por mim.
    Parabéns pelo bom gosto.
    Deixo-lhe meu "abraço blogueiro"...

    ResponderExcluir