quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Pense bem antes de falar

As palavras se tornam mais eficazes quando usadas com cuidado, com calma


As palavras têm poder e, dependendo de como são ditas, podem cortar fundo e se transformar numa ferida difícil de cicatrizar.



No calor da bronca, da mágoa ou do ressentimento, o melhor é tentar calar-se, controlar a língua mesmo. A fúria nos deixa transtornadas, faz o sangue subir à cabeça, perdemos a noção. Aí, despejamos sem pensar tudo que vem à nossa mente. Nessas horas, falamos de maneira muito dura, abrindo ainda mais a ferida.



Isso não significa que temos de engolir sapos e aceitar tudo sem contestar. Pelo contrário: nada como uma boa conversa para resolver qualquer conflito. Devemos simplesmente entender que usar bem as palavras não é apenas dizer a coisa certa no momento certo. Temos também de aprender a não falar a coisa errada nos momentos em que nos sentimos tentadas a fazer isso.



Por isso, pense muito bem antes de falar qualquer coisa. As palavras se tornam mais poderosas e eficazes quando usadas com cuidado, com calma. Afinal, alguém pode esquecer o que você disse, mas nunca esquecerá como você o fez se sentir quando pronunciou tais palavras.



Hoje extraí esta lição de uma situação inusitada, inesperada... Na qual acho que me saí bem, mantive o auto-controle na hora, mas depois desabei (normal! rs)... Daqui pra frente vou me policiar ainda mais... Meu novo lema é:


Aprenda a calar... deixe a mente em silêncio para ouvir e absorver

Nenhum comentário:

Postar um comentário