sexta-feira, 26 de março de 2010

A hora é agora

Gestão por Competências

Atualmente a Gestão de Pessoas é focada na Gestão por Competências, tanto individuais como corporativas. Durante uma aula bastante dinâmica de Desenvolvimento de Pessoas, vale compartilhar alguns conhecimentos adquiridos...


O futuro começa agora. Saiba o que é e como funciona a Gestão por Competências e como ela pode fazer a diferença nas organizações.
Cada vez mais o sucesso das empresas depende da clareza e sintonia entre os interesses da companhia e seus colaboradores. A Gestão por Competências ajuda os envolvidos a desenvolverem capacidade, habilidades e atitudes (o famoso "CHA") fundamentais para o crescimento da empresa. É a garantia de sucesso pessoal e profissional para todos.


Mas o que é Competência?

Competência é a inteligência prática de situações que se apóiam sobre conhecimentos. As competências individuais estão associadas a um conjunto de fatores, como vivências, experiências, formação social e familiar, cultura e valores. Ser competente é saber agir de forma responsável e ter o reconhecimento dos outros mediante os resultados alcançados.


Algumas Competências Individuais

Inovação, rapidez, tranquilidade, competitividade, proatividade, flexibilidade, criatividade, comprometimento


Olho na anticompetência

Um único comportamento negativo pode anular uma série de qualidades. Conheça essas características e aprenda a corrigi-las.


1. ADMINISTRAÇÃO EM EXCESSO

Confiar na própria capacidade é uma qualidade. Em excesso, pode causar dificuldades para trabalhar em equipe. A pressão corporativa tende a estimular esse problema, já que as pessoas têm medo de errar. Quem não detecta isso a tempo pode comprometer a produtividade do time. Um administrador excessivo não potencializa as competências do grupo, desapontando pessoas e desperdiçando talentos. Se é o seu caso, que tal escolher tarefas para distribuir ao time? Aumente a dose aos poucos. Assim, vai tomando confiança e quando perceber estará delegando mais.



2. INSENSIBILIDADE AO OUTRO

Não deixar as pessoas à vontade ou não prover condições de aprendizado é uma anticompetência relacionada à insegurança. Um líder assim pode ser um problema, já que, por desconhecer a equipe, barra promoções e não consegue identificar sucessores. A hostilidade acaba afastando as pessoas e prejudicando os resultados da área. Não deixe de dar atenção às reações dos outros em relação às suas atitudes.



3. POSTURA DEFENSIVA

Ninguém gosta de críticas. Uma postura defensiva em relação a elas, porém, não resolve nada. Para quem não resiste a uma crítica, cuidado! Melhor um feedback negativo em tempo do que uma demissão por incompetência.



4. ARROGÂNCIA

Insegurança também é a base aqui. Valorizar-se demais e contar vantagem é uma defesa às próprias fraquezas. Poucas pessoas são capazes de admitir esse defeito, mas, se lá no fundo você sabe que sofre desse mal, cuide do ego e avalie suas deficiências. Depois, observe as habilidades das pessoas ao seu redor, valorizando o que cada uma tem para colaborar no seu desenvolvimento.



5. EXCESSO DE DEPENDÊNCIA DE UM ÚNICO TALENTO

Essa anticompetência está muito relacionada ao sistema de ensino, que induz o profissional a desde cedo focar nas habilidades natas. Os efeitos podem ser desastrosos. Se o profissional for colocado em um cargo para o qual não está preparado, suas deficiências estarão mais expostas e sua imagem pode ficar prejudicada.







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